segunda-feira, 18 de maio de 2009

JUAZEIRO -Campeonato Juazeirense de Futebol Amador tem presença ilustre na rodada de abertura


Por Raphael Leal/ESPORTES

Teve início na última sexta-feira (15) a 86ª edição do Campeonato Juazeirense de Futebol Amador, realizado pela Liga Desportiva Juazeirense em parceria com a Prefeitura Municipal, contando com as presenças do prefeito Isaac Carvalho e do ex-jogador de futebol, e juazeirense, Nunes.

O campeonato começou às 18h com a categoria Sub 17, sendo realizada a partida entre as equipes do Barro Vermelho e Carranca. O jogo terminou com a vitória do Barro por 2X0. Após o término do jogo, o prefeito Isaac Carvalho, juntamente com Nunes, ex-atacante do Carranca e do Flamengo campeão mundial de clubes, deram o pontapé inicial para que em seguida jogassem as equipes do Barro Vermelho e do Carranca na categoria Amador Principal. A partida foi bastante equilibrada, mas ao final o Carranca conseguiu manter um melhor desempenho e acabou vencendo por dois a um.

Nunes que adotou Juazeiro como sua cidade natal, veio à região para propor um projeto social na área do esporte em parceria com a Prefeitura Municipal. Bastante emocionado ao ver antigos parceiros como Caboclinho e Raimundo Amarildo, Nunes falou sobre a importância de apoiar o município na promoção do esporte amador. “É muito bom voltar a Juazeiro, fazer parcerias com a prefeitura e ainda dar o pontapé inicial do campeonato, junto com o prefeito. Rever o Carranca jogando e vencendo para mim é muito gratificante. Vamos trabalhar para melhorar o esporte amador na nossa cidade”, disse Nunes emocionado.

O prefeito Isaac Carvalho entregou material esportivo às equipes, como chuteiras, uniformes, bolas, etc, e comemorou o início dos trabalhos futebolísticos na cidade e agradeceu a presença e o apoio de Nunes ao futebol. ”É preciso dar subsídios aos talentos e vocações que a nossa cidade tem e o futebol é uma das principais forças. Assim como Nunes, outros grandes jogadores já passaram por este campeonato, como Luis Pereira e o Daniel Alves. Por isso, continuaremos dando este suporte para que seja um belo evento e continue formando atletas”, declarou .

As partidas do Campeonato Juazeirense de Futebol Amador acontecerão às terças e sextas-feiras a partir das 18h, categoria Sub 17, e às 20h Amador Principal. Amanhã (19), jogam as tradicionais equipes do Veneza e Colonial.

Saúde participa de mais um final de semana do Programa Paz nas Comunidades


Por Vânia Castro/SMS

O Programa “Paz nas Comunidades” continua sendo promovido com êxito total no Piranga. Mais um fim de semana (16 e 17 de maio) em que a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (SMS) ofereceu variados serviços para a comunidade. Quem passou pelo Codefas pôde receber orientações sobre a Saúde Bucal e DST/AIDS. Outros atendimentos foram dados à população como vacinação contra Difteria, Tétano, Hepatite, Tríplice Viral e aferição de pressão.

“O trabalho está muito bom. Os profissionais estão nos acolhendo com atenção. Eu já tenho uma idade avançada e moro no bairro há muitos anos. Já estou sentindo o reflexo positivo da ação da Prefeitura de Juazeiro. Passei por aqui para aferir a pressão e conhecer outras atividades”, falou a aposentada Valquiria Alves dos Santos, 64 anos.

Os visitantes também tiveram a oportunidade de fazer vários exames de laboratório. Cerca de 80 exames estavam sendo oferecidos ao público durante o final de semana. “A prefeitura está de parabéns. O Programa além de reduzir a violência ainda intensifica ações de vários órgãos. O evento está ótimo. Muitos serviços ao mesmo tempo sendo oferecidos e tudo fazendo na hora. Adorei”, afirmou Francisca Pereira Braga, 37 anos, que fez questão de conhecer e conferir todo o evento.

O Programa “Paz nas Comunidades” é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Juazeiro, Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. O objetivo da ação é promover uma cultura de paz no bairro.

“A intenção é prestar uma gama de atendimentos para a sociedade, divulgando os serviços da saúde de Juazeiro. É importante ressaltar também que a violência interfere na saúde e o Programa visa justamente sensibilizar a população sobre a importância de estar dentro de um ambiente de paz, que é essencial para uma vida saudável”, ressaltou a diretora de Atenção à Saúde do município, Geandry de Souza Peres.

sábado, 16 de maio de 2009

Julio Lóssio comemora Dia do Assistente Social - Petrolina PE




Um café da manhã na sede da Secretaria Social e Trabalho (Sedest) realizado hoje (15) marcou a homenagem da Prefeitura de Petrolina aos assistentes sociais do município. De acordo com a secretária da Sedest, Tereza Virgínia de Carvalho, 16 profissionais atuam na administração orientando, planejando e defendendo os direitos de cidadania em diversos projetos.
Para a secretária a comemoração do dia do profissional da assistência social é um reconhecimento àqueles que trabalham para assegurar o acesso e a garantia dos direitos sociais, políticos e civis do cidadão. “Aproveitamos o dia da assistência social para também homenagear as mães da Secretaria”, comenta.

O vice-prefeito Domingos Sávio (PMDB) lembrou que os programas sociais do Governo Federal valorizaram a função do assistente social, oportunizando os profissionais mais participação na esfera pública. “Vocês estão de parabéns e tem muito o que comemorar”, cumprimentou.

O prefeito Julio Lóssio (PMDB) disse que as secretarias de serviço social antes eram ocupadas por primeiras damas, que não desenvolviam projetos significativos para a inclusão social, mas que em seu governo uma técnica da área assumiu a pasta. “A escolha de uma assistente social para comandar a secretária foi um compromisso de campanha assumido e vale colocar também que o dia do assistente social teria que ser mesmo no mês de maio - mês das mães e para os católicos mês de Maria, portanto, cabe também a vocês (assistentes sociais) o cuidado com as pessoas”, finalizou.

MAIS - O Núcleo Regional de Serviço Social do Vale do São Francisco (Nucress) vai realizar no dia 22 de maio, no auditório da Unimed Vale do São Francisco, o Seminário “Serviço social no Território do Sertão do São Francisco: desafios e perspectivas”. O evento, que está recebendo apoio do CRESS - PE e de diversas Instituições locais, dentre elas a Unimed, será realizado das 8h30 às 17h e reunirá profissionais de 17 cidades e estudantes universitários. As inscrições podem ser feitas no Banco de Alimentos do SESC Petrolina e custam R$ 15,00, com direito a certificado.

Secretaria de Saúde intensifica ações da vacinação dos idosos





Por Vânia Castro/SMS

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que as pessoas com faixa-etária igual ou superior a 60 anos que ainda não se vacinou contra o vírus influenza (causador da gripe) ainda podem se dirigir as unidades de saúde do município até dia 29 de maio, das 8h às 17h, para receber a dose da vacina.

A Campanha de Vacinação dos Idosos foi encerrada dia 8 de maio, mas Juazeiro decidiu prorrogar até ontem (15) e continua intensificando as ações acompanhado o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.

Até ontem, já foram vacinados 13,2 mil idosos, o equivalente a 78,22% de cobertura. A meta mínima é vacinar 80% (13,5 mil) da população da terceira idade, atualmente registrada no município em 16,8 mil.

A Secretaria de Saúde comunica que a imunização é importante para pessoas nesta faixa-etária, pois previne doenças graves e reduz internamentos por infecções respiratórias. A vacina não tem contra-indicações.

V Seminário de Educação Inclusiva comemora encerramento com objetivos alcançados


Por Anna Monteiro/SEDUC

Encerrou nesta sexta-feira (15) o V Seminário de Gestores e Educadores de Educação Inclusiva do programa federal Direito à Diversidade, promovido pela Secretaria de Educação de Juazeiro (SEDUC). O encontro reuniu 18 municípios baianos em torno do debate sobre igualdade na diversidade. Foram realizadas palestras, discussões, debates, apresentações culturais e o último dia foi marcado por momentos de descontração e confraternização,culminando em um almoço para os participantes.

Segundo o gerente de Valorização do Professor e Formação Continuada da SEDUC, Clériston Andrade, a palavra chave do encontro foi acolhimento. “O seminário foi extremamente positivo. A gente pode ver no rosto das pessoas que aqui estão à satisfação, o contentamento. E elas vão voltar para suas cidades com o compromisso de multiplicar a máxima da igualdade, do respeito à diversidade, não só na educação, mas em todos os segmentos sociais”, destacou Andrade.

A organização do evento garante que os objetivos reais foram alcançados. “Não adianta realizar um encontro como esse se ele não trouxer resultados, e sem dúvida à proposta foi absorvida. Temos a certeza de que esses professores, educadores com certeza sairão desse momento com a clareza de que a educação, prioritariamente, deve ser inclusiva. No próximo encontro a troca de experiências será muito mais enriquecedora”, ressaltou o titular da SEDUC, Plínio Amorim.

No último dia de seminário o coordenador técnico da Secretaria de Educação do município de Bonito, Leandro Damasceno, ratificou a importância do evento, e da validade da proposta. “Até então não trabalhávamos com a inclusão de alunos com deficiência nas séries comuns. Após esse seminário percebemos a necessidade dessa inclusão como forma de ressocialização e respeito ao outro, à diversidade. No final, somos todos iguais”, afirmou o participante.

Primeira etapa para o Minha Casa Minha vida ultrapassa 10 mil inscritos


Por Anna Monteiro/SEDIS



Com mais de 10.600 inscritos, a Prefeitura Municipal de Juazeiro encerra nesta sexta-feira (15) a primeira etapa das pré-inscrições para o programa federal de casas populares “Minha Casa Minha Vida”, que acontece desde o dia 06 de maio no Ginásio de Esportes Aluísio Viana. As pré-inscrições, a partir da próxima segunda-feira (18), passam a ser realizadas nas cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizadas nos bairros Quidé, Itaberaba, Tabuleiro, João Paulo II, e Malhada da Areia, das 7h15 às 17h.

Todo o processo aconteceu de forma tranqüila, organizada e sem imprevistos. O número de inscritos na primeira etapa supera as expectativas, e já passa da metade do déficithabitacional de Juazeiro. A secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Maria José Alves atribui o sucesso ao esforço conjunto e o planejamento estratégico de toda a equipe. “Todos estão de parabéns, e o mérito é do município. Essa é a proposta do novo governo, que todas as secretarias interajam, unindo conhecimento e experiência por um objetivo comum”.

Já na próxima segunda-feira as equipes dos CRAS serão reforçadas com quatro atendentes que se revezarão nos turnos da manhã e tarde, para melhor atender a demanda dos bairros. “Vamos trabalhar para oferecer o mesmo atendimento, eficiente e humanizado, que conseguimos trazer para o ginásio, e com certeza conseguiremos, pois existe um planejamento e um comprometimento de toda nossa equipe”, frisou a titular da pasta.

A dona de casa, mãe de dois filhos e moradora do bairro Alto do Cruzeiro, Flávia Conceição do Nascimento, fez sua pré-inscrição na manhã desta sexta-feira e afirmou estar muito satisfeita. “Quando cheguei aqui fui logo atendida, não peguei fila, nada, hoje está muito tranqüilo. Gostei muito do atendimento”, destacou. Nilda da Silva, do bairro Alto da Aliança, disse que agora é só esperar, “não pensei que fosse tão fácil, já fiz minha inscrição e agora é só rezar para que minha família seja contemplada”.

Além das unidades do CRAS as pré-inscrições também podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.diasmelhores.ba.gov.br. Confira o endereço dos CRAS no município:

• CRAS Itaberaba
Rua 07, nº 10
Bairro Itaberaba

• CRAS João Paulo II
Av. Antônio Conselheiro, nº 758
Bairro João Paulo II

• CRAS Malhada da Areia
Núcleo Habitacional nº 01
Bairro Codevasf

• CRAS Quidé
Lote 04, quadra B-1
Loteamento Jardim Quidé

• CRAS Tabuleiro
Lote 19, quadra I-2
Loteamento Tabuleiro

LDJ e Prefeitura de Juazeiro realizam campeonato de futebol amador


Por Raphael Leal/ESPORTES

A Liga Desportiva Juazeirense – LDJ – em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, realiza a 86ª edição do tradicional Campeonato Juazeirense de Futebol Amador - categorias Amador Principal e Sub 17. A solenidade de abertura acontece nesta sexta-feira (15), às 17h na sala de reunião da LDJ no Estádio Adauto Moraes. Na oportunidade, o prefeito Isaac Carvalho fará a entrega de material esportivo às equipes.

Segundo o presidente da LDJ, Josival Santos Barbosa, há 69 anos o torneio é realizado no Adauto Moraes, sendo um dos maiores eventos esportivos da cidade. Barbosa complementa citando a colaboração do Campeonato para a integração dos bairros. “O campeonato é uma verdadeira integração dos bairros da cidade, fazendo com que jovens de áreas diferentes do município se relacionem”, citou. Além da comunhão proposta pela festa esportiva, o presidente falou sobre o esporte como alternativa de diversão e cidadania, e da economia gerada pelo evento. “Além da promoção do esporte, fazendo com que jovens possam se tornar cidadão, também há uma geração de emprego e renda”, destaca.

Promover e fomentar o esporte são as diretrizes da Secretaria de Esportes do município. Diante disso, o secretário Pedro Alcântara Filho, destacou a importância de estabelecer parcerias e consolidar uma política pública para o esporte local. “Nós temos a preocupação de sempre fomentar o esporte. Agora chegou a vez do futebol. Já que tivemos sucesso em outros eventos, como a 24ª Meia Maratona Tiradentes, a nossa intenção é realizar e apoiar eventos que contribuam na formação de cidadãos através do esporte”, finaliza.

Campeão do último Campeonato na categoria Amador Principal, a equipe do Barro Vermelho, treina incessantemente de terça a sexta-feira no campo da Penha para manter o título. Para o treinador da equipe, Carlos Benedito, conhecido como Cavalinho, este será um ano corrido, pois todos querem ganhar do campeão. Recentemente, a equipe do Barro Vermelho realizou um amistoso contra a equipe campeã do campeonato da cidade de Uauá, perdendo por dois gols a um. “Mesmo com a derrota, foi um bom jogo. Para o campeonato Juazeirense nós vamos manter a base da equipe principal. No Sub 17 nós desenvolvemos um trabalho com a nossa escolinha e esperamos bons resultados para este ano”.

Outra equipe tradicional que participa do Campeonato é o XV de Novembro que realiza um trabalho tanto nas categorias de base quanto na equipe principal. “Desde o início do ano a gente trabalha sempre focando o campeonato juazeirense. Esperamos lograr êxito, consolidando o trabalho que foi feito”, sublinhou Alfredo Gonçalves, dirigente do XV.

O Campeonato Juazeirense de Futebol Amador é uma realização da LDJ e da Prefeitura de Juazeiro. Dele participam 16 equipes – oito em cada categoria. Após a solenidade de abertura, acontece a partida de estréia entre o Barro Vermelho e a equipe do Carranca. As demais equipes que disputam o certame são:

• Barro Vermelho
• Carranca
• Colonial
• América
• Olaria
• Veneza
• Juazeiro
• XV de Novembro

Secretário de saúde participa de debate na Câmara de Vereadores


Por Vânia Castro/SMS

O secretário de saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, participou ontem (13) de sessão especial na Câmara Municipal de Juazeiro convocada pelos vereadores de situação e oposição. A audiência pública reuniu políticos e sociedade civil e foi transcorrida em clima de transparência e clareza, como afirmou o presidente da Casa Legislativa, Crisóstomo Lima (PC do B). “Estamos em ambiente democrático e a comunidade representada pelos vereadores está tendo oportunidade de fazer seus questionamentos acerca da saúde do município. Antes tínhamos muitas dificuldades para secretários participarem das audiências, mas Pedrosa aceitou o convite sem titubear para esclarecer os problemas e mostrar as novas conquistas alcançadas pela atual administração em apenas quatro meses de gestão”, disse.

A reunião foi iniciada com a explanação da saúde de Juazeiro, feita pelo secretário, que apresentou dados oficiais dos balanços das despesas e receitas e ainda entregou a cada parlamentar documento impresso com detalhes dos recursos e desembolsos deste ano.“Discutir a saúde do município nesta câmara que representa a população da cidade é importante e necessário”, afirmou antes de fazer as considerações iniciais. O secretário começou informando que saúde não significa apenas ter hospitais, médicos e remédios. “A situação da saúde não se resolve apenas com isso, que é insuficiente para enfrentar as questões básicas que podem continuar com adoecimento e mortalidade alta” e completou dizendo que Juazeiro não tem nenhuma característica diferente da média do Vale do São Francisco, onde hoje 2/3 das pessoas morrem e adoecem por problemas de Hipertensão, Diabetes ou outras doenças crônicas. “Outro agravante é com relação à mortalidade infantil. A cada 1 mil crianças que nascem morrem 26 e 5% dos partos em Juazeiro são em crianças com menos de 15 anos”.

Pedrosa acrescentou que a saúde também é promoção e prevenção. Para isso, o prefeito tem como uma das prioridades de gestão fortalecer inicialmente a Estratégia da Saúde da Família para enfrentar os problemas mais graves que acometem no município. “A saúde vai dos agentes aos médicos que assumem compromisso com a comunidade que será assistida”. Com relação à rede hospitalar o secretário de saúde afirmou que os problemas não se resolvem em curto prazo e dependem de uma reestruturação da rede. “Estamos fazendo esforço grande para estabelecer as condições mínimas do funcionamento nos hospitais. A situação não se resolve em curto prazo”, argumentou. Ele enfocou ainda a situação da dengue estar controlada e com quadro diferente dos anos anteriores. “A dengue está matando muita gente na Bahia. É obrigação nossa trabalhar para garantir a tranqüilidade. Ano passado, a cidade viveu um surto com 5 mil casos notificados e este ano, devido ao trabalho de prevenção feito desde o inicio da gestão, estamos com apenas 277 notificações”.

O secretário relatou também para a platéia e vereadores que a Secretaria de Saúde foi encontrada em más condições. Equipamentos sucateados, PSF precisando de reforma, Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em mau uso, SAMU mal feito, carência de pessoal, carência de recursos humanos (principalmente médicos), desperdício de medicamentos, equipe desmotivada, além de um montante de R$ 9 milhões em dívidas atrasadas, das quais R$ 7 milhões já pagos. “Um desperdício de recurso que poderia ter sido utilizado em melhorias de serviços para a população. Já sinalizamos economia de 125% nos gastos com combustível”. De acordo com ele, durante os quatro meses já foi realizada reposição de 150 funcionários, dentre médicos, enfermeiros e técnicos, iniciado plano para melhoria na estrutura física em alguns postos e insumos distribuídos para as unidades.

Informou ainda que até o momento a Secretaria de Saúde recebeu recursos de R$ 24 milhões e que este valor distribuído numa população de 230 mil habitantes representa uma renda per capita de R$ 21,00. “Um valor pequeno, mas que garante atendimentos, cirurgias, vacinas, vigilância sanitária, remédios” e comparou com os planos de saúde que custam em média R$ 200,00 e não oferecem esta gama de serviços.

Os vereadores Roninho (PMDB) e Neguinha da Santa Casa (PV) questionaram,respectivamente, sobre o atendimento do SAMU e sobre a maternidade e UTI Neo Natal. O secretário explicou sobre o funcionamento do Ministério da Saúde. “Não dá para discutir estas questões fora do âmbito Juazeiro, pois precisamos atender todos os municípios pactuados. O sistema público possui verbas limitadas que devem ser otimizadas para garantir o atendimento. A Rede Interestadual resolve estes problemas, pois existe compensação financeira. A rede é justamente para complementar os serviços oferecidos em cada município, reduzir as carências e o desperdício em recursos e em investimentos desnecessários. Cada hospital da região vai atender na área que o outro não cobre para evitar serviços duplicados. O Dom Malan é referência na área Neo Natal e atende a região. Com o dinheiro do SUS que tem limitações não se faz desperdício. Com relação à ambulância, precisa organizar a rede do município e resolver os problemas e comunicação”.

Os parlamentares perguntaram sobre a inauguração do Hospital Regional e o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Segundo Pedrosa, que obteve informações com o secretário estadual da Bahia, Jorge Sola, a reabertura está prevista para 15 de julho. “A inauguração está dependendo da licitação que agora tramita com alguns processos judiciais, mas o secretário estadual garantiu que o HRJ vai funcionar em julho, mesmo que tenha que realizar contratação emergencial”. Ele acrescentou que o TFD recebe nova estrutura com outra casa alugada no Rio Vermelho, na capital baiana, com nove quartos, mais confortável para que os pacientes sejam bem tratados e deve funcionar em junho.

“Outra novidade no setor, é que com o Regional o atendimento dos casos de câncer no TFD vai diminuir, pois o HRJ vem para cuidar destes casos”, e destacou que 70% das pessoas que precisam do TFD e que são enviados para Salvador são para realizar tratamentos de câncer. Questionado também sobre a falta de médicos em Juazeiro, o secretário respondeu que em breve sai o edital para concurso público, com 20 vagas e cadastro de reserva.

O líder do Governo na Câmara, o vereador José Carlos Medeiros (PV) reforçou os discursos do secretário afirmando que a nova gestão é eficiente, responsável, transparente, além de combater o desperdício e corrupção. Os vereadores Bené Marques (PSDB), Damião Medrado (PMDB), Mitonho Vargas (PT), Suzana Ramos (PT do B) e Leonardo Bandeira (PT) apresentaram alguns comentários e solicitaram que Ubiratan Pedrosa continue melhorando e estruturando a saúde do município para que o povo tenha melhores atendimentos. A audiência durou três horas e foi encerrada com a promessa do presidente da Câmara de novas convocações e debates.

PR Pólo Petrolina/Juazeiro seleciona estagiários da área de Direito

A Procuradoria da República Pólo Petrolina/Juazeiro abriu seleção para o Programa de Estágio da Área de Direito. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, na sede da unidade, localizada na Avenida Guararapes, 2288 - Centro, nos dias úteis entre 6 e 12 de maio de 2009, das 8h30 às 16h30.

No ato da inscrição, o candidato deverá comprovar que está regularmente matriculado e cursando, no mínimo, o 6º período (ou o 3º ano) do curso superior de Direito, mediante apresentação de declaração emitida pela instituição de ensino e cópia da cédula de identidade. Os candidatos são convidados a doar 1 kg de alimento não-perecível (exceto sal), que será repassado a entidades filantrópicas. Os estudantes contratados receberão bolsa de R$ 700,00, e o valor de R$ 7,00 por dia de estágio a título de auxílio-transporte. Para outras informações, acesse aqui o edital da seleção.